O melasma é caracterizado por uma mancha escura que aparece na pele, geralmente no rosto, mas que também pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e pescoço. É um dos problemas de pele mais comuns em mulheres em idade fértil, mas também pode afetar homens.
Comum em gestantes, o quadro leva o nome de
melasma gravídica.
Não existe uma causa única definida para o melasma, mas sabe-se que está relacionado principalmente à exposição ao sol, mas também ao uso de pílulas anticoncepcionais e alguns outros medicamentos, fatores hormonais, predisposição genética, certas doenças (como doença hepática) e gravidez.
A maioria das pessoas com melasma tem um histórico de exposição diária ou intermitente à luz solar, com calor e luz visível como fatores subjacentes. Pessoas com tons de pele mais escuros são mais propensas a ter a condição, devido a maior concentração de melasma.
O diagnóstico de melasma em Chapecó é feito pela médica dermatologista a partir do reconhecimento de sua aparência típica de manchas na face. Uma luz negra pode ser necessária para conclusão.
Em casos muito específicos, a biópsia para melasma em Chapecó pode ser necessária, no entanto este recurso é pouquíssimo utilizado, sendo apenas sendo necessário a anamnese médica para o diagnóstico.
O tratamento para melasma em Chapecó varia de acordo com o quadro clínico do paciente. No entanto, podem ser usados cremes clareadores como hidroquinona ou retinóides e tratamentos estéticos como lasers, peelings ou microagulhamento.
Cada paciente recebe um plano de tratamento individualizado, com foco no restabelecimento da saúde e da qualidade de vida.
Para agendar uma consulta com a médica para tratar melasma em Chapecó, Dra. Pamella Bezerra, basta entrar em contato com a central de atendimento através dos telefones para contato - Clínica Catarinense de Dermatologia: (49) 99812-0221/ (49) 3328-4242 - Hospital São Roque: (49) 98408-0824 / (49) 3452-2586, ou clicar aqui!
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para a Dra. Pamella Bezerra.