A rosácea, também chamada de eritema facial, é uma doença inflamatória crônica da pele, que tem como principal sintoma a vermelhidão no rosto.
Este tipo de condição pode afetar qualquer pessoa, no entanto, é mais comum em mulheres acima dos 30 anos com fototipo baixo, ou seja, com a pele branca e os olhos claros.
O quadro ocorre por um processo inflamatório associado a uma alteração vascular e possui uma nítida predisposição familiar. Entretanto, a causa da doença é desconhecida.
Não existe uma cura para a rosácea e caso não seja tratada, ela tende a piorar ao longo do tempo.
As causas da rosácea ainda não foram desvendadas, porém sabe-se que ela é multifatorial e que determinados gatilhos podem desencadear a doença. São aqueles que provocam a dilatação dos vasos sanguíneos, como:
Além dos fatores destacados, a infecção pelo ácaro chamado de Demodex Folliculorum também contribui para a intensificação da doença;
Os sintomas da rosácea são:
Estes sintomas podem surgir em diversos níveis. O sinal mais claro é a vermelhidão persistente no rosto.
Em casos mais avançados, podem surgir lesões inflamadas como pápulas e pústulas bem parecidas com a acne, além de edema, inchaço no rosto, pescoço, orelhas e tórax superior. Além disso, a rosácea pode afetar os olhos, tornando-os ressecados ou irritados.
O tratamento para rosácea pode ser feito de diversas formas e apesar da doença não ter cura, ela pode ser bem controlada por meio de alguns fatores.
Normalmente, é recomendado a mudança de hábitos, evitando os gatilhos que desencadeiam a condição, além disso pode ser indicado o uso de sabonetes suaves, hidratante e protetor solar.
Também pode ser necessário o uso de remédios tópicos como o metronidazol, que tem como objetivo diminuir a inflamação da pele. No entanto, somente o dermatologista pode indicar o melhor tratamento para cada caso.
Para agendar uma consulta com a dermatologista que trata a rosácea em Chapecó, a Dra. Pamella Bezerra, basta entrar em contato com a central de atendimento através dos telefones para contato - Clínica Catarinense de Dermatologia: (49) 99812-0221/ (49) 3328-4242 - Hospital São Roque: (49) 98408-0824 / (49) 3452-2586, ou clicar aqui!
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para a Dra. Pamella Bezerra.