Dra. Pamella Bezerra - Dermatologista

11 de outubro de 2022

Qual o tratamento para cistos sebáceos em Chapecó?

tratamento para cistos sebáceos em Chapecó

O tratamento para cistos sebáceos em Chapecó pode ser realizado através da administração de medicamentos e drenagem. Nos casos de inflamação pode ser preciso realizar a cirurgia para a remoção do cisto. Em casos de pouca gravidade o tratamento pode não ser necessário.

O cisto sebáceo se caracteriza por um caroço que se forma sob a pele, com formato arredondado medindo poucos centímetros. É macio ao toque e pode se manifestar em qualquer região do corpo, sendo mais comum no couro cabeludo, pescoço, orelhas, costas e face. 


Este tipo de cisto, que também é conhecido por epidermóide, é benigno e causado por uma obstrução na glândula sebácea, fazendo com que o sebo se acumule na pele, formando o caroço. 


Normalmente, o cisto sebáceo não causa sintomas, porém causa inflamação que pode levar a dor, aumento de temperatura na região e sensibilidade.

Quais são os sintomas de cisto sebáceo?

sintomas de cisto sebáceo

O principal sintoma do cisto sebáceo é o desenvolvimento do caroço na pele, que pode ser individual ou múltiplo e apresentar características como:


  • Caroço arredondado, que pode ampliar o tamanho conforme o tempo;
  • Caroço pouco consistente, sendo duro ou mole e que tende a se mover durante a palpação;
  • Cisto da mesma tonalidade da pele, amarelado ou esverdeado com líquido acumulado;
  • Desconforto ou dor, dependendo da área onde o cisto se manifestou.


 Além disso, em casos de inflamação o cisto pode causar sintomas como dor, vermelhidão, sensibilidade e febre.
 

Quais são as causas de cisto sebáceo?

Quais são as causas do cisto sebáceo

As causas mais comuns para o aparecimento de cisto sebáceo são:


  • Acne vulgar;
  • Cravos;
  • Traumas na pele, como feridas e cortes. 


As condições acima podem levar ao entupimento da glândula sebácea, fazendo com que ocorra um acúmulo de sebo ou gordura na região, levando ao aparecimento do caroço. 

Como é feito o tratamento para o cisto sebáceo?

tratamento para o cisto sebáceo

 O dermatologista pode indicar o uso de compressa morna no local acometido por 15 minutos, pois, desta forma, é possível promover a dilatação do ducto, favorecendo a saída espontânea do conteúdo do cisto. 


Não é recomendado espremer o caroço, porque pode levar a infecções e lesões nos tecidos, tornando a condição ainda mais complicada. 


No caso de ocorrer inflamação ou infecção no cisto, pode ser
necessário a administração de medicamentos e drenagem. Além disso, se o cisto for muito grande ou causar desconfortos estéticos, a cirurgia pode ser recomendada para removê-lo. 


Em casos onde o cisto é pequeno pode não ser necessário.

Dermatologista que trata cistos sebáceos em Chapecó

Para agendar uma consulta com a dermatologista que trata cistos sebáceos em Chapecó, a Dra. Pamella Bezerra, basta entrar em contato com a central de atendimento através dos telefones para contato - Clínica Catarinense de Dermatologia: (49) 99812-0221/ (49) 3328-4242 - Hospital São Roque: (49) 98408-0824 / (49) 3452-2586, ou clicar aqui!

Médico para tratar rosácea em Chapecó
13 de outubro de 2022
O médico para tratar rosácea em Chapecó é o dermatologista, especialista em diagnóstico e tratamento das condições da região do rosto, mucosas, unhas e cabelos.
Quando a remoção de pinta de pele é indicada?
13 de outubro de 2022
A remoção de pinta de pele é indicada quando as pintas apresentam risco de desenvolvimento de câncer ou até mesmo por questões estéticas.
Médico que trata dermatite atópica em Chapecó
13 de outubro de 2022
O médico que trata dermatite atópica em Chapecó é o dermatologista. Profissional apto para diagnóstico e tratamento das diversas causas associadas a pele, mucosas, unhas e cabelos.
Como é feita a biópsia de pele em Chapecó
13 de outubro de 2022
A biópsia de pele em Chapecó pode ser feita de diversas formas, podendo ser uma biópsia por “punch”, raspagem, excisão, incisão ou até mesmo por aspiração.
Como tratar alopecia capilar em Chapecó?
11 de outubro de 2022
A alopecia capilar em Chapecó pode ser tratada de diferentes formas, entre os tratamentos mais comuns estão a administração de medicamentos, ingestão de suplementos e até implante capilar.
Dermatologista especialista em melasma em Chapecó
29 de julho de 2022
A dermatologista especialista em melasma em Chapecó é a Dra. Pamella Bezerra, médica referência no cuidado de doenças que acometem a saúde da pele.
Dermatologista para câncer de pele em Chapecó
28 de julho de 2022
A Dra. Pamella Bezerra é a médica dermatologista para câncer de pele em Chapecó para consultas, diagnósticos e tratamentos com segurança, tranquilidade e humanização.
Médico que trata queda de cabelo
26 de julho de 2022
O dermatologista é o médico que trata queda de cabelo em homens e mulheres. A queda capilar pode iniciar-se na adolescência e se agravar com o passar dos anos.
Dermatologista que cuida de unha encrava
21 de julho de 2022
A médica dermatologista que cuida de unha encravada é a Dra. Pamella Bezerra. As unhas encravadas ocorrem quando o crescimento ocorre em direção à carne.
Médico para remoção de verrugas
19 de julho de 2022
O médico para remoção de verrugas é o dermatologista, profissional que trata da saúde da pele. O procedimento pode ser realizado por diferentes técnicas tratativas.
Mais Posts