Dra. Pamella Bezerra - Dermatologista
Qual o tratamento para cistos sebáceos em Chapecó?

O tratamento para cistos sebáceos em Chapecó pode ser realizado através da administração de medicamentos e drenagem. Nos casos de inflamação pode ser preciso realizar a cirurgia para a remoção do cisto. Em casos de pouca gravidade o tratamento pode não ser necessário.
O cisto sebáceo se caracteriza por um caroço que se forma sob a pele, com formato arredondado medindo poucos centímetros. É macio ao toque e pode se manifestar em qualquer região do corpo, sendo mais comum no couro cabeludo, pescoço, orelhas, costas e face.
Este tipo de cisto, que também é conhecido por epidermóide, é benigno e causado por uma obstrução na glândula sebácea, fazendo com que o sebo se acumule na pele, formando o caroço.
Normalmente, o cisto sebáceo não causa sintomas, porém causa inflamação que pode levar a dor, aumento de temperatura na região e sensibilidade.
Quais são os sintomas de cisto sebáceo?

O principal sintoma do cisto sebáceo é o desenvolvimento do caroço na pele, que pode ser individual ou múltiplo e apresentar características como:
- Caroço arredondado, que pode ampliar o tamanho conforme o tempo;
- Caroço pouco consistente, sendo duro ou mole e que tende a se mover durante a palpação;
- Cisto da mesma tonalidade da pele, amarelado ou esverdeado com líquido acumulado;
- Desconforto ou dor, dependendo da área onde o cisto se manifestou.
Além disso, em casos de inflamação o cisto pode causar sintomas como dor, vermelhidão, sensibilidade e febre.
Quais são as causas de cisto sebáceo?

As causas mais comuns para o aparecimento de cisto sebáceo são:
- Acne vulgar;
- Cravos;
- Traumas na pele, como feridas e cortes.
As condições acima podem levar ao entupimento da glândula sebácea, fazendo com que ocorra um acúmulo de sebo ou gordura na região, levando ao aparecimento do caroço.
Como é feito o tratamento para o cisto sebáceo?

O dermatologista pode indicar o uso de compressa morna no local acometido por 15 minutos, pois, desta forma, é possível promover a dilatação do ducto, favorecendo a saída espontânea do conteúdo do cisto.
Não é recomendado espremer o caroço, porque pode levar a infecções e lesões nos tecidos, tornando a condição ainda mais complicada.
No caso de ocorrer inflamação ou infecção no cisto, pode ser
necessário a administração de medicamentos e drenagem. Além disso, se o cisto for muito grande ou causar desconfortos estéticos, a cirurgia pode ser recomendada para removê-lo.
Em casos onde o cisto é pequeno pode não ser necessário.
Dermatologista que trata cistos sebáceos em Chapecó
Para agendar uma consulta com a dermatologista que trata cistos sebáceos em Chapecó, a Dra. Pamella Bezerra, basta entrar em contato com a central de atendimento através dos telefones para contato - Clínica Catarinense de Dermatologia: (49) 99812-0221/ (49) 3328-4242 - Hospital São Roque: (49) 98408-0824 / (49) 3452-2586, ou
clicar aqui!