Layout do blog

Dra. Pamella Bezerra - Dermatologista

14 de julho de 2022

Manchas vermelhas na pele que coçam, como tratar?

Manchas vermelhas na pele que coçam estão principalmente relacionadas a questões autoimunes ou devido à exposição ao sol. Essas dermatites podem ser leves e moderadas, mas também podem indicar uma condição grave. O tratamento varia de acordo com a patologia causadora e grau de complexidade do quadro. Entenda!

As manchas vermelhas na pele que geram coceira podem estar presentes em uma série de condições e patologias como picadas de insetos, por exemplo. No entanto, quando este sintoma dura por dias ou semanas, podem estar relacionadas a outros quadros. 


As principais doenças que causam manchas verm
elhas com coceira na pele são:

Dermatite atópica

Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma inflamação da pele que causa lesões vermelhas na pele que se assemelham a placas ou pequenos inchaços. Na área afetada, a pele fica mais inchada, com coceira e descamação.


Aparece principalmente em bebês e crianças, mas pode aparecer em pessoas de qualquer idade. Aparece principalmente nos braços, joelhos e outras dobras cutâneas, bem como ao redor das bochechas e orelhas em bebês e nas mãos e pés de adultos.

Tratamento para dermatite atópica

Os métodos de tratamento para dermatite atópica mais comuns são medicamentos anti-inflamatórios tópicos e orais e hidratação da pele. 


A doença não é contagiosa e não possui cura, no entanto, seu tratamento é crucial para o bem-estar e qualidade de vida do paciente.

Dermatite de contato

Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma reação a certas substâncias e objetos irritantes, como produtos de limpeza, cosméticos, jóias, etc. O sintoma mais comum é uma erupção cutânea, caracterizada por inflamação, lesões vermelhas, inchaço leve, secura, coceira e áreas escamosas.


O diagnóstico geralmente é clínico, com análise visual das lesões, mas testes diferenciais, como biópsia, podem ser necessários. Compreender a causa da dermatite é fundamental para evitar suas reações recorrentes, independentemente da gravidade.

Tratamento para dermatite atópica

O tratamento para dermatite atópica começa mantendo o paciente afastado da substância que causa a dermatite. Pomadas à base de corticosteróides também são prescritas para aliviar os sintomas.


Essas reações podem comprometer a saúde do paciente severamente, por is
so, uma avaliação especializada é indispensável.

Urticária

Urticária

A urticária é uma lesão cutânea caracterizada por pápulas (erupções da pele), onde a pele se apresenta mais alta que o normal e com coceira. 


Geralmente aparece em qualquer parte do corpo. Os lugares mais comuns de aparição são as mãos, rosto, lábios, orelhas, pés e virilha. Em casos raros, podem afetar as vias aéreas, podendo causar sérios danos à saúde do paciente.


Essas manchas estão relacionadas à ação da histamina, substância liberada pelos mastócitos responsável pela expansão e permeabilidade dos tecidos e vasos sanguíneos menores.


O diagnóstico é clínico realizado a partir da análise d
as lesões, histórico médico, alimentação e medicamentos utilizados pelo paciente. Se necessário, exames como biópsia podem ser solicitados.

Tratamento para urticária

O tratamento para urticária é realizado em grande parte dos casos a partir do uso de histamínicos tópicos e com o aumento gradativo de sua dosagem, conforme as crises.

Eczema

Eczema

O eczema é uma dermatite que se manifesta como inflamação aguda ou crônica, causada principalmente por catalisadores, como medicamentos. Os sintomas incluem manchas vermelhas inchadas e com coceira. Em seus estágios avançados, as manchas podem causar descamação.


Pode aparecer em qualquer idade, mas é mais comum entre crianças, pessoas expostas ao sol sem proteção e profissionais de saúde devido ao uso regular de sabonetes antibacterianos.


Quando os primeiros sintomas aparecem, um
dermatologista deve ser consultado para diagnóstico precoce, evitando o aumento de descamação ou manchas.

Tratamento para eczema

O tratamento para eczema é principalmente feito com cremes e pomadas à base de corticosteróides e anti-histamínicos, que devem ser prescritos pelo especialista de acordo com a necessidade clínica de cada paciente.

Rosácea

Rosácea

A rosácea é uma doença de pele que causa inflamação crônica da pele, especialmente da face. Assemelha-se a várias pequenas bolhas eritematosas que aparecem principalmente no nariz e nas bochechas, mas também podem atingir a testa e o queixo.

Tratamento para rosácea

O tratamento para rosácea começa com o diagnóstico baseado na aparência da erupção cutânea, sintomas e queixas do paciente. Evitar certos tipos de alimentos, álcool, tabagismo, exposição ao sol, calor e certos cosméticos para a pele, podem ser sugeridos inicialmente para evitar o agravamento dos sintomas. 


O tratamento é baseado em antibióticos tópicos e orais.

Psoríase

Psoríase

A psoríase é caracterizada por manchas vermelhas causadas pela inflamação, que afeta principalmente as áreas dos cotovelos, joelhos, pescoço e couro cabeludo. São áreas escamosas que coçam muito e geram grande desconforto ao paciente.


Vários fatores podem desencadear ou piorar a condição, como estresse, exposição ao frio, irritação da pele, infecções na garganta, tabagismo e alcoolismo. A suscetibilidade genética está presente em até 30% dos casos.


O diagnóstico é baseado na análise clínica da lesão, informações sobre a vida diária do paciente e realização de biópsia.

Tratamento para psoríase

O tratamento para psoríase, assim como outras dermatites, não tem cura, apenas tratamento para aliviar os sintomas e controlar a recorrência. A maioria dos casos leves e moderados pode ser tratada com fotoproteção e medicamentos, incluindo corticosteroides e anti-histamínicos.

Ceratose actínica

Ceratose actínica

A ceratose actínica é caracterizada pelo aparecimento de manchas vermelhas escamosas que coçam.


Esse é um quadro de dermatite que afeta principalmente pessoas com mais de 40 anos ou que ficaram expostas ao sol por longos períodos sem proteção. Afeta principalmente pessoas com tons de pele mais claros.


Essas manchas estão relacionadas à exposição ao sol, por isso são mais comuns na face, lábios, orelhas, nuca, dorso das mãos, antebraços e couro cabeludo. Normalmente, uma pequena mancha ou toupeira cresce lentamente e leva anos para se desenvolver.


O diagnóstico é feito por biópsia por análise clínica e do material.

Tratamento para ceratose actínica

O tratamento para ceratose actínica é realizado principalmente com o uso de pomadas tratativas e terapias a laser.

Dermatologista para manchas na pele que coçam em Chapecó

Para agendar uma consulta com a médica dermatologista para manchas na pele que coçam em Chapecó, Dra. Pamella Bezerra, basta entrar em contato com a central de atendimento através dos telefones para contato - Clínica Catarinense de Dermatologia: (49) 99812-0221/ (49) 3328-4242 - Hospital São Roque: (49) 98408-0824 / (49) 3452-2586, ou acessar a aba contato e preencher o formulário.


Vale ressaltar que este é um conteúdo de caráter informativo que tem como objetivo descrever de forma breve e geral as principais doenças de pele que se apresentam com vermelhidão e coceira. O conteúdo não substitui a avaliação de um médico para manchas vermelhas que coçam e nem seus respectivos tratamentos prescritos.

Médico para tratar rosácea em Chapecó
13 de outubro de 2022
O médico para tratar rosácea em Chapecó é o dermatologista, especialista em diagnóstico e tratamento das condições da região do rosto, mucosas, unhas e cabelos.
Quando a remoção de pinta de pele é indicada?
13 de outubro de 2022
A remoção de pinta de pele é indicada quando as pintas apresentam risco de desenvolvimento de câncer ou até mesmo por questões estéticas.
Médico que trata dermatite atópica em Chapecó
13 de outubro de 2022
O médico que trata dermatite atópica em Chapecó é o dermatologista. Profissional apto para diagnóstico e tratamento das diversas causas associadas a pele, mucosas, unhas e cabelos.
Como é feita a biópsia de pele em Chapecó
13 de outubro de 2022
A biópsia de pele em Chapecó pode ser feita de diversas formas, podendo ser uma biópsia por “punch”, raspagem, excisão, incisão ou até mesmo por aspiração.
Qual o tratamento para cistos sebáceos em Chapecó?
11 de outubro de 2022
O tratamento para cistos sebáceos em Chapecó pode ser realizado por meio de antibióticos ou drenagem. Em casos de menor complexidade o tratamento poderá ser dispensado.
Como tratar alopecia capilar em Chapecó?
11 de outubro de 2022
A alopecia capilar em Chapecó pode ser tratada de diferentes formas, entre os tratamentos mais comuns estão a administração de medicamentos, ingestão de suplementos e até implante capilar.
Dermatologista especialista em melasma em Chapecó
29 de julho de 2022
A dermatologista especialista em melasma em Chapecó é a Dra. Pamella Bezerra, médica referência no cuidado de doenças que acometem a saúde da pele.
Dermatologista para câncer de pele em Chapecó
28 de julho de 2022
A Dra. Pamella Bezerra é a médica dermatologista para câncer de pele em Chapecó para consultas, diagnósticos e tratamentos com segurança, tranquilidade e humanização.
Médico que trata queda de cabelo
26 de julho de 2022
O dermatologista é o médico que trata queda de cabelo em homens e mulheres. A queda capilar pode iniciar-se na adolescência e se agravar com o passar dos anos.
Dermatologista que cuida de unha encrava
21 de julho de 2022
A médica dermatologista que cuida de unha encravada é a Dra. Pamella Bezerra. As unhas encravadas ocorrem quando o crescimento ocorre em direção à carne.
Mais Posts
Share by: